A Costela-de-Adão, nome botânico Monstera deliciosa, é uma planta perfeita e tranquila de cuidar para trazer uma parte da natureza, e também, elegância para seu escritório ou residência.
Tabela de conteúdos
Origem
Tem como origem, México e partes do continente da América Central. Bastante presenta nativamente nas planícies e montanhas do meio em florestas tropicais e subtropicais do México, Panamá, Belize, Honduras, Costa Rica, Guatemala e partes do Brasil.
Folhagem
Em seu habita nativo, é bem como a Costela-de-Adão se tornar epífita ao entrar em contato com uma árvore robusta que possa escalar. Suas folhas variam em tamanhos sendo algumas pequenas para outras enormes. Possuí uma característica bem única de possuir orifícios em suas folhas e lóbulos pintados, folhas ovais e cordados.
Fruto
Na natureza, produz uma fruta com até 25cm de comprimento bastante semelhante a uma espiga de milho verde. Seu fruto apresenta um gosto e aroma bastante similar a uma combinação de Abacaxi com banana. O fruto leva cerca de um ano para amadurecer. (Consumir por risco e conta própria).
Ambiente e modos de cuidado
As suas necessidades são poucas, o que fazem dela uma boa escolha para quem está procurando uma planta de baixa manutenção ou adentrando o hobby de jardinagem.
Iluminação
O melhor ambiente e iluminação para a Costela-de-Adão são locais com brilho moderado como uma ambiente meia-sombra. Não tolera ambientes com luz solar direta
Rega
Aprecia umidade, porém não tão alta. Recomenda-se regar moderadamente a planta, e manter o solo levemente úmido
É tóxica?
Sim! Planta de gravidade baixa, porém poda causar reações adversas ao ser ingerida. Então caso for introduzi-la, prestar sempre atenção em seus pets ou crianças.
Adubação
Não é muito exigente em relação a adubagem. Caso queira fazer, realizar em um intervado de quatro meses com húmus de minhoca ou esterco de aves. Também pode ser utilizado o NPK 10-10-10.
Na montagem da Costela-de-Adão em kokedama, deve-se adubar a cada dois meses, usando um adubo líquido e diluído na água seguindo sempre a dosagem recomendada pelo fabricante, e utilizar o NPK 10-10-10.
Respostas de 2
Obrigada por nos falar dessa planta que amo e sempre quis ter na minha sala, A sala em que ela esta tem bastante claridade eu estou regando uma vez por semana e deixo vazar água pelo fundo do vaso. Mas, ela esta amarelando lentamente, estou muito triste. Me ajudem me orientado o que fazer para não perde-la.
Grata
Olá, senhorita Marlene! É uma planta maravilhosa que encanta qualquer ambiente que habita!
Observe se o solo está secando entre as regas. Ela gosta de umidade, mas não de ficar encharcada. É comum que ela “elimine” algumas partes para dar espaço a novas folhas, principalmente em vasos pequenos. Como o vaso limita o crescimento, ela tende a atingir um certo tamanho e repetir esse processo sempre que surgem folhas novas. Fique de olho também na intensidade da luz. Se for muito forte, talvez seja melhor colocá-la em um local com mais sombra.